Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Ortopedia

Suplementos alimentares condroprotetores funcionam no tratamento da artrose?


Imagem

    O uso de suplementos alimentares para o tratamento de problemas na cartilagem articular é bastante discutido na atualidade. Podemos dizer que um condroprotetor é qualquer substância que atue no sentido de diminuir a degradação articular, como ocorre na osteoartrite (também conhecida como artrose).

    Existe um amplo número de medicamentos que prometem exercer essa função protetora. É justamente por esse grande número de medicações disponíveis que muitos pacientes (e às vezes até mesmos os próprios médicos) ficam confusos com a eficácia desses remédios.

 

    Recentemente li um artigo científico de revisão que ajuda a resumir as principais evidências sobre esses suplementos no tratamento da artrose. Segue o link para quem quiser mais detalhes https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29018060.

    Nesse artigo os autores estudaram 20 suplementos de uso oral para o tratamento da artrose nos joelhos, quadril e mãos.

    De forma breve, o que os autores encontraram:

 

  • Redução da dor a curto prazo: 1. Colágeno hidrolisado; 2. Extrato de casca de maracujá; 3. Extrato de Curcuma longa (Açafrão-da-terra); 4. Extrato de Boswellia serrata (Olíbano); 5. Curcumina, 6. Picnogenol e 7. L-carnitina.

 

  • Redução da dor a médio prazo: 1. Colágeno não hidrolisado tipo II (UC-II) e 2. Extrato de Perna canaliculus (um tipo de molusco muito comum na Nova Zelândia).

 

    Medicamentos como Insaponificáveis de soja e de abacate, diacereína, glucosamina e condroitina revelaram que ajudam na melhora da dor, mas foram de importância clínica pouco clara.

 

    Ou seja, a longo prazo ainda não temos uma opção que usada de forma isolada resolva todos os nossos problemas

    Vale a pena lembrar que o tratamento da artrose não é apenas o uso de remédios. Como sempre, a atividade física regularbons hábitos alimentares e manter um peso adequado são ainda as principais medidas no tratamento.

Para quem tiver mais um tempinho, sugiro a leitura desse artigo na íntegra. Muito bem escrito, publicado numa grande revista científica internacional (British Journal of Sports Medicine) e ainda conta com a participação de um brasileiro na escrita do artigo.

 


Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar