Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Joelho

Luxação da Patela (rótula) - Técnica de Redução


Imagem

A luxação aguda da Patela ocorre quando a patela se desloca "para fora" do seu trilho no fêmur.  

Geralmente ocorre por movimento abrupto de torção (movimento rotacional associado à flexão). Na maioria das vezes o paciente se apresenta no pronto-socorro com a luxação reduzida espontaneamente.  

No exame físico, pode-se observar um joelho extremamente doloroso, principalmente medial, derrame articular e equimose medial.  

TRATAMENTO: inicialmente consiste na redução e imobilização do joelho, seguido por exercícios de fortalecimento do quadríceps. O tratamento cirúrgico é bem indicado nos casos de recorrência e também nas luxações associadas a fratura osteocondral, lembrando que a recidiva ocorre em 33%.  

 

Se quiser apronfundar um pouco mais, olha a postagem que fiz sobre instabilidade da patela: http://diegoariel.com.br/post/instabilidade-patelofemoral

 

Abaixo segue um vídeo sobre a técnica: 

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Bruna

    Oi Dr meu nome é Bruna, minha patela saiu do lugar enquanto jogava vôlei. Fui até o hospital realizaram rx mas o Dr pediu para eu retornar três dias depois. Ao examinar minha patela saiu do lugar novamente o médico disse que seria cirúrgico. É possível que não seja necessário a cirurgia, que se recupere apenas com fortalecimento e fisioterapia?

  • Clea oliveira

    Dr tenho 2 filhos infelizmente eles começaram a deslocarem a patela na mesma idade o mas velhos a patela e bem pro lado , gostaria de saber isso e genética pode ser hereditário, quando eu tinha 11 anos sofri um acidente aos 14 os meus começaram a deslocar hoje aos 43 eles doem porém não deslocam mas , eles podem ter herdado de mim não entendo . obrigado grata.

  • Amanda

    Tenho frouxidão patelar nos dois joelhos, mas a que sempre sai do lugar é a esquerda. Sai com movimentos simples, ao me virar, ao descer da cama, ao dançar. Mas os ortopedistas dizem que é normal, que não chega a ser uma luxação. E eu não entendo, pra ser considerado luxação ela precisa romper o ligamento ou algo do tipo? Só o fato de sair do lugar e impedir o movimento não conta como luxação?

  • Amanda da Silva

    Tenho frouxidão patelar nos dois joelhos, mas a que sempre sai do lugar é a esquerda. Sai com movimentos simples, ao me virar, ao descer da cama, ao dançar. Mas os ortopedistas dizem que é normal, que não chega a ser uma luxação. E eu não entendo, pra ser considerado luxação ela precisa romper o ligamento ou algo do tipo? Só o fato de sair do lugar e impedir o movimento não conta como luxação?

  • Carla de Aleixo

    Olá doutor,tive uma torção no joelho direito escorreguei e cai,fiz ressonância deu estiramento do complexo ligamentar femuro patelar medial e estiramento das fibras do ventre medial,em 2 médicos que passei falaram que esticou o ligamento medial,estou fazendo fisioterapia melhorei o andar consigo dobrar,mas minha patela está um pouco torta,e ao dobrar desloca pro lado,essa lesão é diferente do os médicos falaram não é?

  • Edinete modesto da Silva

    Hoje tem 22 dias que eu operei do meu joelho Mas eu ainda não consigo andar sem o andador estou preocupada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi edinete... 22 dias ainda é muito recente... sobretudo pra joelho... paciência e foco na reabilitação fisioterápica 

      boa sorte

  • Cleidiane

    Olá Dr. Hoje tenho 37 anos mas me machuquei na educação física quando 11 anos jogando bola. Eu imprensei a bola com outra menina e meu joelho saiu fora, desde então toda vez que jogava e empresava a bolo com outra saia fora. Então parei de jogar e os anos passaram e de tempos em tempos sai fora só que eu sinto um estralo na parte de trás da perna serio o que Dr como se o vervo desse um estralo dói mas dali a pouco passa

  • Carla de jesus santana

    Ola minha filha tem 14 anos e teve uma luxaçao no joelho fez uma ressonância ela tem a patela rasa,o medico indicou fisioterapia e fortalecimento dos músculos,que nao indicaria uma cirurgia agora pq foi o primeiro episódios estou preoculpada pois ela esta com medo de sair novamente.

  • Ana Carolina Vieira marinho

    A bolacha do meu joelho depois de uma lesão quando faço exercícios ela fica torta e da estalos oque faço doutor tenho que parar os exercícios de academia?

  • Caroline

    olá doutor, tive uma luxação patelar, fui no hospital e a médica passou antiflamatorios e repouso, devo voltar ao hospital para fazer raio X? não sinto tanta dor quanto nos primeiros dias, consigo pisar e andar mas estou mancando ainda, oq devo fazer?

  • Josiene

    Olá , o meu filho tem a rótula solta ,(joelho direto) sai do lugar constantemente e ele sente dor no ato. E ontem aconteceu um episódio com o joelho esquerdo,ele torceu e teve um derrame, não sei se é assim que se diz,teve que drenar o líquido do joelho. Está de repouso com tala. Estou preocupada,o que devo fazer ???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josiene

      Ele, provavelmente, tem frouxidão ligamentar. O ideal é que faça uma avaliação com um especialista em joelho para um diagnostico correto e tratamento adequado ao caso. 

  • Fredinho

    Oi, a minha rótula saiu do lugar enquanto eu estava jogando bola … eu posso jogar bola novamente? E posso correr? Se eu puder com quantos meses? Foi primeira vez doeu muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fredinho

      Apos um trauma dessa natureza aconselhamos um período de três semanas de repouso , para diminuir a reação inflamatória local. Depois é vida que segue. Se houver outros episódios, você deve procurar um ortopedista para examinar a região e constatar ou não alguma lesão ligamentar que necessite de algum tipo de tratamento. 

  • Rafael Martins

    Olá!!! Parabéns pela didática excelente. Sou médico, atuo na psiquiatria e cm tal o cuidado comigo é péssimo. Tive um episódio de luxação aos 18 anos, 38 e por último aos 40. Tropeço, queda em chão liso… Na última, derrame articular c sinais de possível fratura em patela. Há um ano fugindo da cirurgia, afastamento de 2 meses das atividades habituais é difícil.Vou detonando cartilagem, piorando qualidade de vida. Daria um conservador?assumo as limitações.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      O conservador sempre pode ser usado, mas isso não quer dizer que as lesões não irão progredir, com a idade vai ficando mais difícil a recuperação, e inflamações repetidas levam a criação de complexos inflamatórios que vão se depositando na área e prejudicando mais ainda o seu joelho. 

  • Gabriel Toledo

    Olá Doutor, Tive um episódio de luxação andando de skate, na hora doeu muito mas logo quando foi colocado no lugar por mim mesmo passou a dor, e em dois dias já não estava mais dolorido e nem estava mais mancando. Não procurei um médico pois não achei necessário. Devo procurar um médico ou só se ocorrer recidiva ? Quanto tempo de repouso para meu caso ? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      Se houver sido apenas um episódio não há necessidade de acompanhamento, aconselhamos quando há varias recidivas. Sugiro repouso de 6 a 8 semanas ( tempo para cicatrização da lesão). 

  • Localdio Elizeu silva

    Meu filho faz jiu-jitsu e tem muita recidiva de luxação patelar, será que uma cirurgia resolveria está questão?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leocaldio

      Habitualmente, após duas luxações esta indicado a correção por via cirurgica, que é para corrigir essas luxações constantes. 

  • JEISON DE SOUZA GOMES

    Olá doutor, tiver 4 episódios de luxação patelar praticando futebol, no meu caso o doutor falou que tem que fazer cirurgia, fiz fisioterapia mesmo assim luxou novamente, faz 4 anos não fiz cirurgia não não saiu mais não, vou voltar jogar futebol será se tem algum risco , aí sinto joelho meio falso, mais vou fortalecer os músculos e usar um joelheira e fixar com atadura

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jeison

      Habitualmente após dois episódios de luxação em qualquer articulação a orientação é para tratamento cirúrgico, ignorar esse evento coloca em risco toda a articulação, pois num desses episódios a luxação pode vir acompanhada de uma fratura. Pese os pros e contras e veja qual a melhor conduta pra você. 

  • Samuel Souza

    Olá doutor, tenho 16 e sofro com isso desde dos 5 anos de idade, meu joelho esquerdo sempre saía do lugar e voltava, e comecei a fazer fortalecimento no quadríceps, mas meu joelho direito tbm começou sair do lugar, e meu joelho esquerdo continua saindo do lugar com frequência e o direito quando saí fico com durante uns três dias com dor. Continuo fazendo fortalecimento no quadríceps ou faço cirugia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Samuel

      Rotineiramente, se um joelho sofre mais de três episódios de luxação, ele precisa ser investigado. É necessário avaliar o conjunto ligamentar e tendineo para decidir pelo melhor tratamento. Procure um especialista em joelho e siga essas recomendações. No site da Sociedade Brasileira de Ortopedia tem a lista de profissionais habilitados. 

  • Elisângela da Silva

    Minha filha tem essa luxação patelar desde criança,fez cirurgia nos dois joelhos depois dos 21 anos,mais até hoje ela sofre não sei por qual motivo mais ela continua a cair depois das cirurgias até já quebrou o tornozelo e agora recente a 10 dias quebrou um braço, preciso de ajuda pois ela fez cirurgia com o melhor ortopedista da minha cidade.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elisangela...

      sugiro rever a causa dessa falha..

      converse com seu ortopedista... pode ser que a reabilitação fisioterápica não tenha sido adequada, ou que precise de novo procedimento.. ou mesmo falta de fortalecimento muscular...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luiz Carlos Pedro de Lima

    Boa noite aconteceu uma luxação da patela quando tinha 15 anos tive que fazer cirurgia hj tenho 45 anos nunca mas aconteceu mas hj sinto muita dor e pouca força na perna ,será que tenho que passar por outro cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi luiz...

      antes de indicar a cirurgia, tem que ver como está o fortalecimento muscular de seu quadríceps...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luisa

    Sofro com esse caso de luxação desde os 12 anos. No meu caso a patela desloca e volta para o lugar, mas fico quase 1 semana sem conseguir movimentar 100% a perna. Já fiz vários exames, médicos sempre falam que está tudo normal. Nessa última semana tive novamente nos 2 joelhos após um intervalo de 3 anos da última luxação (hoje estou com 26 anos). Isso me incomoda muito, pois faço exames e recebo como resposta que está tudo normal. Devo me preocupar por acontecer isso tão recorrente? Como devo proceder?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi luisa..

      depois converse com seu ortopedista sobre a possibilidade de cirurgia.. na luxação de repetição, a cirurgia deve ser vista com mais "carinho"...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Bertolino da costa ribeiro

    Gostei muito do video. Neste monejto tô cirurgiado .me foi colocado uma protese no joelho direto . Tô andando com ajuda de um andador (andajar). Mas tou melhorando.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bertolino

      é processo lento de recuperação. Boa sorte para você e obrigado pelos elogios. 

  • Vitória Rech

    Oiii Dr. Então o meu joelho já sai 6 e na última fui pro hospital e fiz o raio x e mostrou que minha patala da pra cima e tá inchado e muito dolorido o médico pediu pra fazer fisioterapia terapias que volta sozinho e muito gelo não deu nem um remédio pra dor. E agora oque eu fasso?já vai fazer 30 dias que estou em casa sem poder fazer nada pois ando um pouco já começa a doer.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Vitoria  

      Sugiro que você volte ao médico. É preciso investigar se houve alguma lesão ligamentar, um exame de imagem ajudaria nesse diagnostico. Somente esclarecendo o diagnostico é possível iniciar um tratamento mais adequado. 

  • carlos

    olá dr, boa tarde. luxei meu joelho pela 3 vez, dessa vez sendo 16 anos após a segunda. fiz ressonancia e não constou rompimento de nada, está 'tudo ok' de acordo c os padrões. estive 5 semanas de tala e meu médico indicou que retirasse no inicio dessa semana, começando assim, a fisioterapia, porém meu joelho ainda está muito inchado. Minha dúvida: é normal esse inchaço? tomei anti inflamatorio durante 1 semana na primeira semana, e só. Voltei 2 dias depois de começar a fisioterapia a tomar anti inflamatorio, está desinchando devagar, msa ainda mt inchado.. não consigo dobrar a perna nem até a metade, também tenho duvidas em relação a isso, será que realmente é só pelo inchaço ou pode se tratar de alguma outra coisa? Obs: na fisioterapia não estão tentando dobrar nem nada, falam que primeiro tem que desinchar, estão me tratando na base do us + tens. desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos  

      A injuria o tendão patelar leva tempo para reverter, de dois a três meses. O fato é que a fisioterapia deveria ter sido iniciada precocemente ( de forma passiva) para melhorar a drenagem linfática e a circulação sanguínea, que são responsáveis pela formação do edema. SE a ressonância não acusou lesões é porque realmente não houve rupturas. 

  • Maria dás graças Braga

    Boa tarde doutor qual remédio é bom para dor quando ocorre deslocamento do joelho... minha filha desloca o joelho sempre e tem 14anos o ortopedista da minha cidade falou q não pode fazer cirurgia agora porq ela está faze de crescimento ..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria da Graças

      O melhor remedio é o fortalecimento muscular. 

  • Edy worcman

    Olá Dr Diego. Ontem a noite caí na calçada e fraturei a patela na horizontal. Optei por nao cirurgia e estou com a perna direita imobilizada e comprei uma bengala. Não sei quais os cuidados q devo tomar nestas 6 proximas semanas. O que devo ou nao fazer. Fui atendida na emergência do hospital e tava tão nervosa q nem sei se o médico explicou ou não.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edy

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Você deve enviar colocar carga nesse osso fraturado até que ele se recupere. Por enquanto repouso e na época adequada uma boa reabilitação para recuperar movimentos e musculatura. Procure um medico ortopedista para lhe acompanhar e orientar nesse período. 

  • Caroline Ferreira do Nascimento

    Olá, o meu joelho saiu do lugar já está com 12 dias ae no primeiro dia fui pro hospital fiz um raio X ae ok, o Joelho já estava no lugar pois na hora com ajuda de outra pessoa conseguiu colocar de volta no lugar,então Doutor o medico passou um antiflamatorio mas já está com 12 e ainda está inchado e doendo em com uma atadura pois não consigo caminhar direito e nem dobra a perna, quanto tempo pra recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caroline

      Num trauma ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos e vasos sanguíneos , ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. A recuperação gira em torno de dois meses. 

  • Alan

    Olá Dr, já 4 dias tive um deslocamento de patela e o médico voltou a mesma para o lugar no hospital, estou tomando anti inflamatório e remédio pra dor, não estou sentindo dor nenhuma graças a Deus,minha dúvida e, o médico só mandou imobilizar,será que.nao posso colocar gelo? Joelho está muito inchado e com uns roxo por baixo da perna! E apareceu tbm umas bolhas que não estou acho que foi porque bati no asfalto e tambem está esfolado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alan

      Sua lesão ainda esta muito recente e é normal esses sintomas que você refere, minha sugestão é que você siga as recomendações dadas pelo seu médico. 

  • Rodrigo Souza Martins

    A aproximadamente 10 anos atrás tive o deslocamento da patela ao dançar, na hora meu irmão esticou minha perna e voltou para o lugar. Imediatamente senti muita dor sem conseguir movimentar mais, fui para o pronto socorro, meu joelho estava muito inchado e roxo, fiz algumas sessões de drenagem para tirar o sangue e agua acumulada. Depois disso fiz fisioterapia e uma ressonância magnética. O médico disse que eu havia rompido um ligamento ao qual não era necessário cirurgia, pois regenerava sozinho. Existe isso? Depois de me recuperar voltei a fazer minhas atividades físicas, mas sempre com um desconforto no joelho (dor) acabei me acostumando com isso. Até hoje pratico atividade física, corrida e musculação (sou amante da musculação, é o que mais gosto de fazer), mas deixei a corrida de lado por enquanto por conta dos impactos. Atualmente venho sentindo uma dor mais forte no joelho direito do que o convencional, na patela, inclusive em algumas atividades simples como subir escada, abaixar etc...suponho que seja devido a mudança de treino e maior carga em um exercício especifico (cadeira extensora). Entretanto, nunca mais tive outro deslocamento desde então. Agendei uma consulta com especialista para verificar melhor a situação atual do meu joelho. Hoje tirei esse exercício do meu treino e consegui fazer o treino sem maiores desconforto. Levando isso em consideração, posso continuar com minhas atividades de musculação, tirando os exercícios que sinto maiores dores?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rodrigo

      Essa estrategia que voce refere é interessante, mas voce deve investigar esse seu joelhos , insistir em fazer carga numa área lesionada pode levar a dissabores futuros. 

  • Gabriela

    Diego, como vai? Luxei a patela, fiz lesão parcial do ligamento patelofemoral , estiramento do músculo vasto medial e dois edemas ósseos, a conduta foi de 45 dias com imobilização, podendo pisar. Com 35 dias ainda sinto dor. O que acha da conduta e recomenda? A dor é esperada ainda?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriela

      Os tempos dados são sempre previsões variáveis de pessoa pra pessoa, após esse tempo deve ocorrer uma reavaliação para se ter certeza que houve a consolidação adequada e definir a conduta seguinte. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. 

  • Andreia Ferreira

    Boa tarde! O meu filho já deslocou a rotula algumas vezes,é ficou um tempinho sem acontecer,mais ontem saiu do lugar está com muita dor,qual remédio posso dar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andreia

      Imobilizar, fazer fortalecimento muscular e investigar qual é o problema desse joelho. Sugiro uma ressonância para iniciar essa investigação, e, posterior tratamento adequado ao problema. 

  • Karla

    Já faz 10 anos que desloquei o joelho senti muita dor passei remédio em casa e passou a dor com uns dias mais nunca fui ao médico.e não tenho força no joelho esquerdo foi o qual eu desloquei não consigo fazer exercícios por causa dele pois não consigo agachar nem subir escada nem nada com o joelho esquerdo...EU GOSTARIA DE SABER SE APESAR DE TANTOS ANOS SERÁ QUE TEM JEITO DO MÉDICO COLOCAR ELE NO LUGAR NOVAMENTE? ...POIS NUNCA PENSEI QUE UM JOELHO DESLOCADO IA ME PREJUDICAR TANTO FUTURAMENTE... DOI MUITO PRA COLOCAR NO LUGAR NOVAMENTE? EU TENHO MEDO

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karla

      Pela sua estória eu presumo que você tenha algum problema nos sistema ligamentar do joelho, mas seria necessário que voce fosse examinada e fizesse alguns exames para se confirmar tal hipótese. Para quase todo problema ortopédico existem soluções, só é necessário o diagnóstico adequado. 

  • Diogo

    Sr. Dr. Diego ariel queria so esclarecer umas duvidas..tive agora primeira vez o deslocamento da patela da perna esquerda..ja tou quase na segunda semana e tirei imobilizador e fazendo repouso com uma altura de uma almofada por baixo do joelho e uma no calcanhar ..dobro um pouco joelho ate sentir uma dor ligeira ponho gelo e pomada anti-inflamatoria e paracetmol em caso dor leve ou moderada...ando de muletas para me deslocar e o inchaço esta menor...estou fazendo coisa certa..?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diogo

      Quaisquer casos de trauma devem ser acompanhados por um medico, isso esta acontecendo? Essa retirada da tala foi orientada pelo seu medico assistente? Ou você decidiu que ja dava para retirar? Você esta fazendo fisioterapia? Parece que eu tenho mais perguntas do que as que voce me fez. Lembre-se na recuperação de lesão ligamentar ou fratura, a dor deve ser seu ponto de referencia. Dor leve pode manter o movimento e a carga, dor excessiva é sinal de alerta. 

  • Vick

    Olá tenho 14 anos e desde os 10 sofro com o deslocamento patelar, mas eu sempre colocava no lugar quando a patela saia, no dia 8 de dezembro de 2021 durante a atividade física eu tropecei e desloquei a patela mas não consegui colocar no lugar e chamaram a ambulância, passei alguns dias com uma tala, mas algumas semanas dps tirei, ainda doía um pouco mas nada que incomodasse muito, hoje (23/01/22) meu outro joelho descolou mas voltou pro lugar dnv, oque devo fazer em relação a isso? É normal isso acontecer com frequência? Estou preocupada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vick

      Não é comum o que você esta relatando. Usualmente, após a segunda luxação a cirurgia é algo para ser levada em consideração. Exercicios fisicos com fortalecimento do quadriceps é importante. Procure se consultar com um especialista em joelho e avaliar adequadamente esse seu conjunto músculo ligamentar. Boa sorte 

  • Melina santos

    Oi dr. Faz 1 mês e 20 dias que operei o joelho apos uma luxação, não estou fazendo fisio ainda com um profissional, pois não fui chamada ainda. Estou fazendo em casa algins movimentos. Gostaria de saber se com isso existe a possibilidade de meu joelho travar para sempre? Ainda não tenho força nem para levantar a perna, dobro ela pouca coisa.. Mas estou me esforçando na mefida do que estou podendo fazer sozinha. O medico disse que posso dobrar até 90, mas quando forço mais dói, posso continuar forçando mais ou há perigo de estragar? Acredito estar dobranfo até uns 70graus sozinha. Vc teria também alguma dica para eu ganhar força na perna e poder erguer ela sozinha? Obrigada dr. Deus abençoe vc grandemente.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Melina

      Se seu medico liberou para que você comece a fisioterapia pode seguir em frente. O ideal é que você seja orientada por um profissional para evitar lesões desnecessárias. 

  • Rafaela Silva

    Olá Dr. Eu tirei o imobilizador faz quase duas semanas, porém ainda não fiz fisioterapia. Mas começou uma sensação estranha no joelho. Ele trava quando vou deitar na cama e sinto alguma coisa fincando dentro do joelho e se deslocando próximo a patela. O raio x deu tudo ok, mas está incomodando bastante na hora de andar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafaela

      Sugiro uma nova avaliação e, talvez, um exame de imagem mais adequado, como uma ressonância magnética. 

  • Daiana Maciel Peçanha

    Bom dia!! Depois do medico por a ròtula no luga, ja pode ser colocado o pé no châo? É normal nâo quere apoia o pé no châo com medo de desloca? Se nâo póde por o pé no châo como vou poder ir ao ortopedista para começar a fisioterpia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daiana

      Não aconselho a colocação de carga no joelho afetado. Use alguma órtese para se movimentar ( muleta ou cadeira de rodas)

  • Rafaela Silva

    Olá Dr. Tive uma luxação de patela há uma semana. Eu fiz a imobilização dois dias depois do incidente. Tenho dúvidas na questão do repouso e de como proceder depois das cinco semanas de imobilização que o médico pediu. Estou preocupada se depois vou poder voltar às atividades normais.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafaela

      Siga as orientações médicas e ser dedique a reabilitação que as chances de recuperação são promissoras. 

  • Luana

    boa noite doutor tive uma luxação patelar a tres semanas escorreguei no chão molhado e cair nisso o joelho saiu do lugar o médico fez uma imobilização de complexao so com faixas e mandou eu ficar durante 5 dias fiquei o tempo que ele mandou meus pe ficaram inchados e a batata da perna também poois nao estava havendo circulação do sangue e normal?? ainda nao consigo apoiar o pe no chão nem esticar muito o joelho oque devo fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Usualmente, eu deixo um tempo maior na imobilização , depois fisioterapia para reabilitar esses músculos e articulação. 

  • Luciana

    Olá Dr. Há 9 anos tive a primeira luxação patelar, estava com 15 anos, fiquei imobilizada por 24h e depois tudo bem. Estou com 24 anos agora e tem 6 dias que sofri uma nova luxação patelar, não fui ao médico, estou tomando antiinflamatório e fazendo tratamento com gelo e ultrassom, ainda sinto dor ao caminhar e realizar flexão. Como saberia se houvesse rompido algum tendão ou ligamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Luciana

      Luxações recorrentes são passivas de uma investigação para ver a necessidade de correção cirúrgica. O exame mais adequado para investigar tecidos moles é a ressonância magnética. 

  • Valkiria

    Olá Dr. Fiz um rx e o médico disse que minha patela saiu e voltou disse que tenho que ficar em repouso por 10 dias se eu colocar uma tábua pra não dobrar o joelho e caminhar aos poucos será que tem problema, seria nescessário fazer uma ressonância pra ver se aconteceu algo mais?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Valkiria

      Se você teve uma luxação de patela, a conduta é imobilização e repouso, podendo caminhar sem colocar muita carga no membro afetado. Quanto à ressonância, costumo pedir para os meus pacientes para esclarecer em que situação está o sistema ligamentar e tendineo. Mas isso é conduta de cada médico. 

  • Fernanda Dutra

    Dr, escorreguei em um chão molhado e tive a luxacao da patela, tenho as pernas arcadas (genetica), não sei se isso favoreceu a situação... O resgate ao imobilizar minha perna esticou, escutei um estalo e eles disseram quw tinha voltado ao lugar. Fui ao PS, raio x e exame clínico, o ortopedista imobilizou e pediu para ficar imobilizada por 15 dias, estou no 9 dia, ando pouco e de muleta, mais para poupar a recuperação, tomo antiflamatorio, compressa com gelo e procuro ficar em repouso com a perna mais elevada... sinto pouca dor, ao pisar não sinto dor. Mas a região do joelho sinto bem sensível ao toque e parece inchado ainda, é normal essa sensibilidade ? Estou tensa se vou conseguir dobrar o joelho qdo tirar a tala... as vezes dá uns "choques" por dentro do joelho e passa, essa recuperação é assim mesmo? Médico do PS não me esclareceu muito, marquei consulta com ortopedista para o 15 dia, espero estar bem até lá... obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernanda

      Perfeitamente normal o que você esta sentindo, ainda esta em fase de recuperação. Quando retirar a tala você talvez sinta algum enrijecimento da articulação, mas nada que uma boa fisioterapia e uma força de vontade da sua parte não resolva. 

  • Naftalí

    Meu joelho saí e volta pro lugar sinto dor se eu tiver em pé caiu e já aconteceu comigo várias vezes

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Naftali

      Classicamente, quando uma articulação sofre mais de uma vez uma luxação ja existe a indicação cirúrgica para esse conjunto de ligamentos. Procure um especialista em joelho para esclarecer seu diagnostico e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. 

  • Joeni

    Já aconteceu isso cmg umas 4,5 vz. Preciso de cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joeni

      Tipicamente, a partir da segunda luxação subsequente já existe indicação da cirurgia. Se faz necessário fazer alguns exames para confirmação da “fraqueza" ligamentar e quais estruturas envolvidas para correção adequada 

  • Servulo de Auxiliadora Amaral

    Como colocar o ombro? Grato

    • Dr. Diego Ariel

      Voce me deu uma ideia de post. Vou fazer

      obrigado

  • Servulo de Auxiliadora Amaral

    Muito bem goste de aprender.

    • Dr. Diego Ariel

      Voce me deu uma ideia de post. Vou fazer

      obrigado

  • Servulo De A Amaral Amaral

    Como colocar joelho no lugar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sérvulo

      Existem vários mecanismos de trauma de joelho e para cada um exige uma técnica especifica. Geralmente, o especialista conhece esses métodos, não sendo aconselhado um leigo fazer, pois se não for feito corretamente, pode piorar o processo do trauma 

  • Jasmini

    Olá, a mais ou menos 2 meses tive uma luxação de patela. Foi colocado a fala, fiquei imobilizada por 4 semanas. Porém na ida ao ortopedista ele avaliou marcou uma ressonância ( pelo SUS só vou fazer lá pelo ano que vem) , e me informou os exercícios de fortalecimento porem6nao consigo fazer... tive dores a una dias voltei a usar a muleta. Quanto aos exercícios sem sucesso :/

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jasmini

      Você precisa investir na fisioterapia para ter uma reabilitação adequada, do contrario você poderá desenvolver sequelas bem desagradáveis, tipo não conseguir movimentar seu joelho adequadamente, ter dor crônica entre outros. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma lesão ortopédica é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . 

  • Joana

    Doutor, a mais ou menos 3 semanas aconteceu isso comigo, fui ao médico fiz raio-x e foi pro lugar. Deu tudo certo graças a Deus, vida que seguiu entre tanto não doia tanto mas nesses dias pra ca começou a dar uma dor é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joana

      O normal é sentir dor, quando movimenta, quando faz fisioterapia. Não é normal se for uma dor de forte intensidade que não melhora com analgésicos comuns. 

  • Thiago

    Olá, eu tive uma luxação e na ressonância só houve edema ósseo no côndilo femoral, e nas porções laterais e centrais da patela, e tb houve um mínimo derrame articular, há uma grande chance de ocorrer uma nova luxação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      A resposta é sim, por isso deve ser bem tratada para prevenir uma nova reicidiva. 

  • thais

    Doutor, tenho displasia da troclea e ha duas semanas atras tive uma luxação aguda da patela esquerda, em que essa se deslocou para o lado direito ("pra dentro" do corpo). É a segunda vez que ocorre. Neste caso é possível ter rompido o ligamento femoropatelar medial? Ou ele apenas se rompe quando a patela se desloca "para fora"? Sinto muitas dores na regiao..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      É mais comum o rompimento do tendão, quando o deslocamento da patela é para a região lateral do corpo. Melhor você investigar essa sua “luxação”. 

  • Catia

    Olá, infelizmente devido ao covid 19 tive de cancelar a minha consulta de ortopedia, porque fiquei infetada na altura da consulta. Entretanto já estou a um mês há espera de uma nova marcação mas esta muito dificil, ainda pra mais esta um caus por conta do covid no hospital onde teria a consulta. Entao por isso é que estou escrevendo este comentário, pk estou ah muito tempo sem saber se vou precisar ou nao de ser operada ao joelho. Eu tenho 20 anos e no dia 21 de agosto de 2020 tive uma luxação da rótula, no hospital fizeram me rx e mandaram me embora dizendo que estava tudo bem, passado uma semana da luxação reparei que de dia pra dia meu joelho ficava mais duro e dificultava-me o movimento, entao fui numa consulta aberta onde me mandaram fazer uma ecografia, que deu o seguinte resultado: -mostra derrame articular no recesso suprapatelar externo, coleção liquida que se estende desde a superficie interna da rotula ao ligamento colateral interno, com cerca de 8mm de espessura. - existe ligeira irregularidade óssea a nivel de inserção dos ligamentos da asa interna da rotula, traduzido provavel rotura ligamentar a este nivel. -pequeno derrame articular. Depois disto fiz uma ressonancia magnetica que acusou o seguinte: - a avaliação do sinal osseo medular demostra focos de endema relativamente extensos ao nivel da vertente lateral do condilo femural externo, e na vertente interna de que relacionamos com prévia luxação lateral da rótula. Atualmente a rotula encontra-se bem alinhada verificando-se no entanto uma morfologia aplanada e displásica do sulco da troclea o que podera propocionar instabilidade. - observamos bastante endema no comprimento interno do joelho sobretudo na regiao do componente medial do retináculo extensor e do ligamento patelo-femural embora aparentemente sem critérios de rotura. - derrame articular de pequeno volume subquadricipital. - integridade do aparelho extensor do joelho, mantendo-se conservada a espessura e regularidade dos tendoes quadricipital e rotuliano bem como do retináculo extensor. - espessamento e abundamento do ligamento colateral interno com endema envolvente provavelmente pós-entorse, sem claros sinais de rotura. sem alteraçoes do complexo ligamentar colateral externo. - ligamnetos cruzados anterio e posterior defenidos no seu trajeto habitual, regulares, sem soluçoes de continuidade. - o estudo meniscal releva aparente integridade morfo-estrutural e da intensidade de sinal dos meniscos, nos diferentes segmentos. E por ultimo um tac feito depois da RM: - observa-se um angulo troclear pouco acentuado, com báscula externa da rórula. este angulo troclear pouco acentuado (126 graus) permite uma fácil luxação externa da rotula. - existe espessamento a nivel da inserção do colateral interno e das asas da rotula, compativel com hematoma/rotura parcial destes ligamentos. Este espassamento estende-se até à superficie lateral da tíbia. - Integridade do tendão rotuliano e quadricipital. sem evidência de derrame articular significativo ou quisto de baker. - Pequena imagem cálcica traduzindo pequeno arrancamento na superficie colateral interna da rotula. Olá, infelizmente devido ao covid 19 tive de cancelar a minha consulta de ortopedia, porque fiquei infetada na altura da consulta. Entretanto já estou a um mês há espera de uma nova marcação mas esta muito dificil, ainda pra mais esta um caus por conta do covid no hospital onde teria a consulta. Entao por isso é que estou escrevendo este comentário, pk estou ah muito tempo sem saber se vou precisar ou nao de ser operada ao joelho. Eu tenho 20 anos e no dia 21 de agosto de 2020 tive uma luxação da rótula, no hospital fizeram me rx e mandaram me embora dizendo que estava tudo bem, passado uma semana da luxação reparei que de dia pra dia meu joelho ficava mais duro e dificultava-me o movimento, entao fui numa consulta aberta onde me mandaram fazer uma ecografia, que deu o seguinte resultado: -mostra derrame articular no recesso suprapatelar externo, coleção liquida que se estende desde a superficie interna da rotula ao ligamento colateral interno, com cerca de 8mm de espessura. - existe ligeira irregularidade óssea a nivel de inserção dos ligamentos da asa interna da rotula, traduzido provavel rotura ligamentar a este nivel. -pequeno derrame articular. Depois disto fiz uma ressonancia magnetica que acusou o seguinte: - a avaliação do sinal osseo medular demostra focos de endema relativamente extensos ao nivel da vertente lateral do condilo femural externo, e na vertente interna de que relacionamos com prévia luxação lateral da rótula. Atualmente a rotula encontra-se bem alinhada verificando-se no entanto uma morfologia aplanada e displásica do sulco da troclea o que podera propocionar instabilidade. - observamos bastante endema no comprimento interno do joelho sobretudo na regiao do componente medial do retináculo extensor e do ligamento patelo-femural embora aparentemente sem critérios de rotura. - derrame articular de pequeno volume subquadricipital. - integridade do aparelho extensor do joelho, mantendo-se conservada a espessura e regularidade dos tendoes quadricipital e rotuliano bem como do retináculo extensor. - espessamento e abundamento do ligamento colateral interno com endema envolvente provavelmente pós-entorse, sem claros sinais de rotura. sem alteraçoes do complexo ligamentar colateral externo. - ligamnetos cruzados anterio e posterior defenidos no seu trajeto habitual, regulares, sem soluçoes de continuidade. - o estudo meniscal releva aparente integridade morfo-estrutural e da intensidade de sinal dos meniscos, nos diferentes segmentos. E por ultimo um tac feito depois da RM: - observa-se um angulo troclear pouco acentuado, com báscula externa da rórula. este angulo troclear pouco acentuado (126 graus) permite uma fácil luxação externa da rotula. - existe espessamento a nivel da inserção do colateral interno e das asas da rotula, compativel com hematoma/rotura parcial destes ligamentos. Este espassamento estende-se até à superficie lateral da tíbia. - Integridade do tendão rotuliano e quadricipital. sem evidência de derrame articular significativo ou quisto de baker. - Pequena imagem cálcica traduzindo pequeno arrancamento na superficie colateral interna da rotula. entretanto estou a fazer fisioterapia e ja melhorei a mobilidade do joelho no entanto ainda sinto dor se esforçar pra dobrar mais, mesmo ao subir escada tem momentos que doi. gostava de saber a sua opiniao, agradeço desde já

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Catia

      Um texto longo como o seu é um convite para não se ler. Lembre-se que o que ofereço é uma orientação e não uma consulta médica. Pelo que entendi de toda a escrita é que você teve uma lesão no joelho, mais relacionada a ligamentos ( torção) do que a parte óssea. Os ligamentos demoram mais tempo para se recuperar. Para evitar problemas,  você deve investir na fisioterapia, fazendo um trabalho de fortalecimento muscular . Seus músculos precisam ser mantidos em boas condições para ajudar a recuperação das outras estruturas adjacentes. Portanto, Invista na fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão, da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Beatriz Abreu

    Ola, tenho 22 anos e desde meus 15 anos tenho varios episodios de luxacao patelar do joelho esquerdo. De acordo com os exames medicos, nasci com um grande desvio na formacao ossea tanto na regiao da patela (ambos joelhos) quanto no quadril. O que isso quer dizer? E apos um episodio de luxacao e normal desinchar um pouco apenas e parecer que tem liquido dentro do joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Beatriz

      Isso é uma mal formação congênita, ou seja, você nasceu com esse problema, isso pode ser corrigido com cirurgia, dependendo do grau de gravidade da sua patologia. Perfeitamente normal a presença desse líquido após os episódios de luxação, ja que esses episódios levam a lesão das estruturas e reação do organismo à essa lesão. 

  • malu

    boa tarde, entao já desloquei a patela 3 vezes, vc acha que seria bom fazer a cirurgia ou só com exercio ajuda?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Malu

      Episodios frequentes de luxação devem ser tratados com cirurgia. Normalmente, após o segundo episódio já se aconselha a correção através da cirurgia. Boa sorte 

  • Dayane

    Ola Dr Diego tenho 24 anos , desde dos meus 9 anos de idade a rotula do meu joelho sai do lugar e na mesma hora volta , e uma dor terrível ! Já fui ao medico mais eles sempre falam que não e nada.Gostaria que voce mim ajudasse..! Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dayane

      É necessário definir se o que acontece com seu joelho é uma luxação. Nos casos de luxação, após o segundo episódio, já existe a indicação cirúrgica. Procure um especialista em joelho e investigue o que, de fato, ocorre no seu joelho. Boa sorte 

  • Vanessa

    Olá novamente, recebi hoje o resultado do exame que fiz no joelho após a luxação da rótula , e diz o seguinte. Relatório: o estudo efetuado ao joelho direito, mostra derrame articular no recesso suprapatelar externo, colecção líquida que se estende desde a superfície interna da rótula ao ligamento colateral interno, com cerca de 8mm de espessura. Existe ligeira irregularidade óssea a nível da inserção dos ligamentos da asa interna da rótula, traduzindo provável rotura ligamentar a este nível. A coleção líquida estende ao côndilo femoral interno, numa extensão de cerca de 5cm. Conclusao: joelho pos-traumatico com luxação externa da rótula. Provável rotura dos ligamentos da asa interna da rótula, com hematoma que se estende ao côndilo femoral interno à inserção do colateral interno. Áreas heterogéneas compatíveis com hematoma em diferente fases de reorganização. Pequeno derrame articular. Poderá estar indicado tac para melhor caracterização anatómica. Desde já agradeço ter respondido ao meu último comentário. Há probabilidade de ter que ser operada? Enviei para a médica de família foto do exame, mas ainda sem resposta. Gostava de saber a sua opinião. Obrigada agradeço imenso a sua resposta, estou com medo do meu joelho pk cada dia que passa fica deixo de conseguir dobrar mais o joelho. Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanessa

      Se este foi seu primeiro episódio de luxação da para tratar conservadoramente, com foco na fisioterapia, se já houve historia anterior de outras luxações, a cirugia é uma boa opção para recuperação mais adequada. Boa sorte. 

  • Vanessa

    Olá, boa tarde Eu sofri uma luxação da rótula no meu joelho direito, faz precisamente hoje 15 dias, no hospital apenas me mandaram por gelo, uma liga e deram analgésicos para a dor. Consigo andar sem ter dor mas no que toca a dobrar o joelho por exemplo sentar me numa cadeira não consigo tenho de ter sempre a perna esticada, quando tento dobrar tenho de ir ajudar com a mão pra puxar a perna e meu joelho dói muito e sinto uma pressão se soltar a mão automaticamente a perna começa a esticar não segura o joelho com a perna dobrada.... Fui no hospital ah 4 dias e ah 2 dias fiz um exame imagiologia pk está a ficar cada vez mais duro o joelho (a rótula deslocou se para o lado direito e no lado esquerdo do joelho está a ficar endurecido) o que me dificulta dobrar o joelho e sinto cada vez pior.... Infelizmente com a situação do covid 19 o hospital foi encerrado onde fiz o exame e só daqui a 4 dias é que talvez poderei levantar o exame e só depois levar pra médica de família ver.... O que acha que pode estar acontecendo com o meu joelho. Desde já agradeço pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      Pela sua historia, que me da poucos subsídios, você deve ter tido lesão ligamentar do joelho  É imprescindivel o exame de imagem para definir a lesão, de preferência uma ressonância magnética. Por enquanto, repouso, gelo e analgésico 

  • Giulano

    DR. Ariel Tudo bem? Na infância aos 13 anos tive uma queda e meu joelho a patela "sempre sai e volta", e convivi, pois os médicos sempre diziam para fazer fortalecimento. Tenho 37 anos, Faço academia, pego peso nas pernas, porém correr nunca mais pude, pois é correr e joelho faz o movimento brusco e uma dor! O que me aconselha buscar? Obrigado Abraço Giuliano

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giuliano

      Com essa historia longa de problemas na patela eu diria que você tem um problema ligamentar. So seu problema é essa constante luxação, aconselho procurar fazer uma ressonância e ver a possibilidade de cirurgia para melhorar esse conjunto ligamentar, se o seu problema é a dor, também deve fazer uma investigação por imagens, para ver se você não desenvolveu alguma lesão na cartilagem. De qualquer forma, você precisa investigar as causas e tratar, já que fortalecimento está sendo feito. Boa sorte 

  • Eduarda

    Eu tenho 19 anos A primeira vez que tive isso foi a uns 2 anos tive duas vezes entre duas semanas, foi no médico e ele disse que não era nada, ontem à tarde depois que eu fiz exercícios físicos voltou e acontecer isso. O que pode ser ?, pode ser por causa do meu peso ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eduarda

      Essas lesões em joelho normalmente estão relacionadas ou a uma alteração anatômica , ou a um problema ligamentar. Para definição e tratamento é necessário , exames de imagem. Converse com o ortopedista para esclarecer qual a melhor conduta no seu caso. 

  • Alison dias

    Iae dr Diego intao eu tive um deslocamento de patela jogando bola ai na hora chamaram a ambulância ai eles veio e coloco no lugar depois disso me lavaram pro hospital e chegando fiz o raio x e nao deu nada, dps eles engessaro minha perna inteira ai chegando em casa eu deitei e dps quando fui levantar trinco o gesso na dobra da perna, mais ela continua imobilizada nao da pra mecher nem nda msm cm o trinco, sera que devo voltar e fazer o gesso tdo dnv ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alisson

      Você deve ter tido lesão ligamentar, por isso a perna engessada. É necessário que sua articulação fique em repouso, portanto, se esse gesso estiver frouxo, mesmo que seja mínimo, meu conselho é de que você o troque para nã ter prejuízos no seu tratamento. Espero ter ajudado. 

  • Letícia

    Oi, eu tive um deslocamento patelar fazem duas semanas aínda não consigo apoiar o pé no chão nem dobrar o joelho, ainda sinto dores dentro do joelho e há uma bola inchada no lado direito do meu tornozelo do joelho machucado ,minha perna também está bem inchada do joelho machucado, já fiz raio x no joelho e no tornozelo e o medo falou que não deu nada, fico o dia inteiro com a perna dobrada e pra cima, mas o inchaço não sede, e nem a dor ao mexer, o que eu faço? Tava até conseguindo mexer daí mexi um pouco pra ajudar a perna a circular o sangue e o joelho piorou

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leticia

      Toda luxação cursa com lesão ligamentar, por isso é recomendado que se imobilize o local, no seu caso o joelho, para dar repouso à articulação , para que ela possa se recuperar.  Inicialmente, por umas 3 semanas, podendo se estender se o quadro permanecer. Pelo que entendi você não imobilizou o joelho. Meu conselho é que você coloque , pelo menos, um brace e assim que for possível , você deve investir na fisioterapia, fazendo um trabalho de fortalecimento muscular sem carga. Seus músculos precisam ser mantidos em boas condições para ajudar a recuperação das outras estruturas adjacentes. O edema e a dor  ocorrem por causa das lesões, a tendência é ir desaparecendo com a melhora do quadro Espero ter ajudado. Boa recuperação. 

  • Teresa

    DR. Diego tenho 63 anos e a 28 dias atrás , sofri uma queda e bati com tudo o meu joelho direito no chão, a dor era intensa , inchou muito e não podia andar. Fui para o PS fizeram RX e tive fratura de Patela em 2 lugares sem desvio, fui imobilizada com gesso e Tala do tornozelo até virilha e fiquei 4 dias sem colocar o pé no chão, repouso remédios para dor( dipirona e Tramal se tiver muita dor), aí voltei no quarto dia fiz outros RX e o DR. Disse que tive muita sorte, por não ter desvio falou que teria de ficar imobilizada por 2 meses e já podia ir colocando o pé no chão, e repouso, e não descartou a ideia de precisar de cirurgia se caso a Patela virasse, bom já faz 28 dias voltei a terceira vez no hospital, e ele pediu para eu usar uma Órtese do tornozelo até virilha e tirar para tomar banho, e dormir com ela, mais essa semana quando voltei fiz novos RX e a Patela já consolidou, e não descartou a cirurgia ainda, e fiquei nervosa, e forcei nas posições dos RX, e tive dores na frente do joelho e atrás( é normal)?? E ele falou pouco, tenho de tomar banho sentada com a perna esticada com 2 bancos um para eu sentar e outro para apoiar, e me mostrou o RX atrás da perna que estava um pouco afastado, disse que é assim mesmo, se eu sentir o joelho duro ir para o hospital, e repouso, e gelo 3 x ao dia, ele falou pouco, não me passou confiança, estou preocupada, Dr. Você acha que está certo a conduta dele?? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Teresa...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite esforços e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso perceba que não está melhorando (lembre que o processo é lento) procure seu ortopedista...

      Infelizmente sem te examinar e ver seus exames não posso dar a conduta mais assertiva...

       

      Lembre, agora é hora de ter paciência... se não confia no seu ortopedista, procure outra opinião... quem não pode ficar com dúvida é você....

       

      Boa sorte

  • Narla

    Oi dr ariel ontem tive uma luxação fizeram raio xe um soro e mim mandou pra casa não consigo bota no chão a perna e to com muita dor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Narla...

       Se tiver sido a primeira vez, é possível que não precise de cirurgia...

      Geralmente eu recomendo imobilização por um curto período e analgesia, depois direto para fisioterapia...

      Melhor prevenir outro episódio de que ir para cirurgia...